Grande parte dos problemas relacionados a nossa vida não sabemos de onde pode surgir. No post Os Seus Problemas. Quem causa é você? digo que os problemas são definidos por nós e causados por nós.
Foto: KdFrases |
Apesar de, agora, termos consciência de que todos os problemas que temos são causados por nossas atitudes de omissão, falta de orientação, entre outros. Acredito que a potencialização dos nossos problemas está na RECLAMAÇÃO.
A reclamação é fator preponderante para que nós façamos de um simples problema algo que se torna impossível de resolver. Dentro da reclamação podemos enxergar todos os venenos que o nosso coração e corpo podem estar cheios.
A reclamação advém da ignorância do homem. Não aquela ignorância de ser bruto, mas da falta de conhecimento. Esse conhecimento vai desde o conhecimento preciso do assunto que se tornou o problema até o AUTO CONHECIMENTO.
Por diversas vezes vemos a existência do problema, passamos a reclamar de modo imediato sem mesmo procurar saber o que ocasionou aquilo. Deixamos-nos levar pelo momento e a emoção que o problema nos trouxe, não fazemos uma análise do ocorrido e nem de nós mesmos.
Como nos deixamos levar por essa ignorância, acabamos por reagir com tudo aquilo que o coração está cheio, de todas as energias negativas que o corpo carrega. As sensações humanas nos fazem ser assim. O que falamos é parte daquilo que sentimos.
Com a reclamação falamos e agimos de modo que, em demasiadas vezes, nos arrependemos. A reclamação é a cerne do agravamento do problema e a possível origem de outro. Reclame de maneira áspera com alguém que lhe causou um simples problema, daí criarás problemas com as palavras que saíram de sua boca; de gestos e atitudes que, com certeza, lhe trarão outros problemas que inexistiam até então.
O mundo cerca-nos de reclamações. A TV, o rádio e, principalmente as redes sociais são lugares férteis para a reclamação. Demasiadas vezes absorvemos, de maneira inconsciente, estes tipos de reclamações. A reclamação da TV gera a sua reclamação no trabalho, que pode desencadear uma série de reclamações daquelas pessoas que te circundam no trabalho. A TV reclama pra você; você vai reclamar daquilo para seu companheiro de trabalho; ele poderá levar tal reclamação para casa; essa reclamação pode ser absorvida pelo esposo(a) que levará a outro ambiente, e por aí desencadeia-se a reclamação que foi plantada em você e você regou e disseminou.
Reclamação é fundamental para aqueles que buscam gerar discórdia e infelicidade.
Existem pessoas que vivem de reclamações. Para estes a vida não presta se não existir a reclamação. Para estes a satisfação acontece se eles conseguirem reclamar de alguma coisa. Existem aqueles que reclamam porque os outros não reclamam e são felizes.
Deixar de reclamar é fundamental para alcançarmos a Felicidade. Mas Magaiver "não existe mundo sem reclamação!" Concordo em parte. O mundo pode ser assim, mas e o seu mundo? O mundo é enorme para fazermos o que todo mundo faz. Devemos fazer o possível para que o mundo que vivemos seja melhor e sem reclamar.
Em nossa casa, chegamos e nosso(a) companheiro(a) deixou-a toda desarrumada. A reclamação se inicia porque você não quer sua casa desarrumada. Mas você parou para pensar o que seu companheiro(a) passou durante o dia para que a casa estivesse desse jeito?
No trabalho as reclamações são tão constantes quanto em casa. A reflexão a ser feita é a mesma. Que condições meu companheiro de trabalho está aqui? A reclamação machuca o ser humano que existe em nós. Reclamar só nos trás mazelas.
A partir do momento que nós passarmos a entender que os problemas são causados, de algum modo, por nós, e que a reclamação gerada pelo problema advém da ignorância que temos em nós, seremos capazes de mudar nossa realidade.
Observar o problema, procurar saber como se deu aquilo; procurar compreender de que modo eu também sou responsável por aquilo; procurar fazer a reflexão correta do que está acontecendo e as pessoas envolvidas naquilo é um passo gigantesco para a felicidade.
Enxergue o problema, quando pensar em reclamar olhe tudo a sua volta e pergunte-se que condições foram criadas para que aquilo estivesse acontecendo.
Não reclame! Aceite que existe um problema e que ele está la para ser resolvido por você. Reclamando apenas você não conseguirá resolver o problema.
Não espere que com as suas reclamações você estará corrigindo algo ou alguém. Pense e veja a melhor maneira de resolver o problema sem reclamar.
A reclamação deixa o ser humano amargo e acostumado a isso. Aprenda, por 5 segundos que seja, auto-refletir o que acontece.
Viva o seu mundo da melhor maneira possível sem reclamações. Você pode isso! Na verdade, SÓ VOCÊ PODE ISSO! Não deixe que a reclamação lhe deixe amargo e sem vida. Seja luz! Busque a SUA FELICIDADE!
O hoje acontece só uma vez, e não deixe ele passar de maneira amarga.
Magaiver Luiz
www.magaiverluiz.blogspot.com
Excelente texto Sr. Magaiver. Nitidamente percebo a mudança do ambiente em que vivemos pelo simples fato de nos tranformar em pessoas menos queixosas. Obrigado pelas palavras.
ResponderExcluirobrigado pelas palavras.. estaremos aqui sempre a contribuir com o que seja possivel..
ExcluirMuito bom magaiver o mundo pode ser melhor e que comecemos por nos mesmos
ResponderExcluirqueremos mudar o mundo.. mas antes temos que mudar pessoas.. pq são pessoas que fazem o mundo..
Excluir