Ultimas Postagens

16 de março de 2011

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.




A Europa após a 1ª Guerra Mundial.

O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã.
A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido.
Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande potencia européia assim como trazer de volta o sentimento e o orgulho em ser alemão.
Com o partido do Nacional – Socialismo no poder, após a morte do presidente Hindenburg, o objetivo principal da politica Nazista seria o de reconstruir a Alemanha através do nacionalismo e trazer novamente aos alemães o orgunho de ser alemão.
Com este objeivo em voga, o partido Nazista busca primeiramente reconquistar o que foi-lhes retirado com o “Tratado de Versalhes”, dentre eles, (a Alemanha foi obrigada a retirar suas tropas da região do Reno, próxima da França, a reduzir o efetivo militar, foi proibida de se unir à Áustria e perdeu todos os seus territórios na África e Ásia. Na Europa, o país foi obrigado a devolver as regiões da Alsácia e Lorena à França e as regiões de Dantzig (de população predominantemente alemã) `a Polônia.)
Por isso um dos primeiros objetivos do Füher seria o de reconquistar terreno, assim, na manhã de 1° de Setembro de 1939 Hitler anuncia que as operações contra a Polônia haviam iniciado. Inglaterra e França advertiram a Alemanha para que as tropas que invadiram a Polônia fossem retiradas, assim não foi feito, a consequencia, pensemos, a Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha, estava aberta oficialmnte o que viria a ser a Segunda Guerra Mundial.
A campanha contra a Polônia foi rápida, o objetivo era a retomada do porto alemão de Dantzig e o livre acesso a Prússia Oriental, o tal “Corredor Polonês”. Contudo, para garantir a tomada deste território a Alemanha assina juntamente com a Russia o pacto de não-agressão russo-germânico em 29 de Agosto de 1939; assim a Alemanha invade a Polônia utilizando-se das ofensivas-relâmpago (blitzkrieg), com aviões stuka da Luftwaffe e tanques blindados, que, em menos de um mês derrotaram as forças polonesas. Pelo outro lado da Europa a União Soviética invade a Polônia, conforme o acordo secreto do pacto de não-agressão, em menos de um mês a Polônia deixa de existir como país independente.
Após o inicio das hostilidades entre alemães, ingleses, franceses, japoneses e soviético, sendo que o Eixo era composto por Alemanha, Itália e Japão, enquanto que os Aliados eram compostos por Inglaterra, França URSS e EUA, a guerra tornou-se mundial por que todos os continentes estavam, de uma forma ou de outra, envolvidos nesta guerra. Logo, o Brasil se insere neste evento histórico.
A era Vargas foi a responsável por conduzir e formar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar na Europa ao lado dos Aliados por proposta e insistência dos EUA.
ANÁLISE HISTÓRICA
Poderiamos aqui falar de todas as grandes batalhas que conduziram 6 anos de guerra (1939-1945), traze-las de forma nostálgica e emocionante, contudo, vejo que isto é papel dos filmes,do cinema. O que é interessante é fazer uma análise do que a Segunda Guerra Mundial trouxe de importante para os nossos dias, seja eles benefícios ou malefícios.
Pontuemos alguns: analisemos os malefícios; seis anos de guerra destruíram cidades históricas do mundo, fábricas, mataram milhares de pessoas de ambos os lados e de todo o mundo, a reorganização e roconstrução das cidades, seja na economia, na infra estrutura , politica e social foi bastante lenta e se teve de gastar muito dinheiro, mesmo com ajudas internacionais. Empréstimos de dinheiro, materias primas, entre outros materiais de vital sobrevivência de uma nação, favoreceu apenas Estados onde a guerra não ocorreu em espaço físico, EUA por exemplo, pois as duas guerras mundiais enriqueceram os cofres norte americano, justamente pelos emprestimos bancários e fornecimento de materias primas etc, tornando os EUA o páis mais poderoso economica e politicamente na atualidade.
Em uma situação de guerra torna-se dificil apontar benefícios, pois só se aponta morte destruição e devastação, contudo podemos, se nos esforçar-mos, detalhar estes benefícios da Segunda Guerra.
Pensemos então hoje, Nas viagens de avião que fazemos hoje com toda a segurança de chegarmos ao nosso destino, isto foi proporcionado pela Segunda Guerra, como? Justamente através da invenção do radar, que fora criado em 1935 pelo físico escocês Robert Watson – Watt tinha por objetivo detectar aviões nazistas a longa distancia bem antes de adentrarem a ilha britânica, através de torres que se localizavam as margens da ilha, assim a percepção de entrada de aviões inimigos estes poderiam se armar e se defender, ou contra atacar, melhor, pois sabiam as posições que as aeronaves inimigas se encontravam. Desta forma, o radar enquanto de uso bélico foi bastante útil para diversos contra ataques britânicos. O uso fundamental desta tecnologia para uso bélico, inovadora para a época, proporciona nos dias atuais uma segurança maior em nossas aeronaves, a fim de não causarem desastres aéreos, localizar e calcular o tempo de retorno ou chegada de um avião.
Vejamos mais alguns pontos positivos da guerra para os dias atuais. O avião a jato foi mais uma das construções tecnológicas da guerra que “caem como uma luva” para a “correria” dos dias atuais. Criado pelo físico Willy Messersmitt o avião a jato ME 262, foi o primeiro avião a ter propulsão a jato e entrar em combate em 1944, bem próximo da derrota alemã. Este tipo de condução e a técnica proporcionaram a humanidade diversas formas de transporte, entre elas aviões capazes de alcançar a velocidade do som, satélites e foguetes para estudo espacial.
O helicóptero, criado pelo russo que trabalhava para os americanos Igor Sikorsky, VS-300 foi o primeiro helicóptero a sair do chão, em 1940, foi usado para fins de guerra, como lançar bombas. Os helicópteros hoje em dia são mais modernos que os da década de 1940, que tem a finalidade de transporte rápido e seguro, a fim de encurtar distancias.
O foguete criado em 1944 pelo alemão Wernner Von Braun, foi utilizado pelos alemães para os bombardeios a Londres em 1944 e 1945. Este fim bélico para que o foguete foi criado tem hoje uma conotação diferente, pois nos dias atuais o foguete é usado também para envio de sinais de socorro, na construção de pontes, para levar cabos através de rios, entre outras utilidades que dão comodidade a humanidade.
A penicilina foi mais uma das descobertas que hoje tem função vital para a vida humana. Descoberto pelo também escocês bacteriologista Alexander Fleming em 1928, a penicilina serviu para a cura de diversos combatentes, contudo só foi produzida em larga escala em 1940 para atender e curar diversos soldados americanos. A penicilina tem uso hoje para a cura de diversas doenças originárias de bactérias, entre elas esta o tétano e sífilis, sendo a penicilina eficaz contra os microorganismos que, assim como na guerra, atuam em outro contexto hoje.
A energia nuclear foi criada pelo governo americano em 1942, para a construção da energia nuclear o governo norte americano desembolsou o equivalente a $ 2 bilhões de dólares e mais de 100000 pessoas trabalharam neste projeto que tinha fins bélicos. Hiroshima e Nagasaki foram as cidades que experimentaram a força da energia nuclear, a bomba atômica foi criada a partir desta força atômica, devastando grande parte das duas cidades. No entanto a energia nuclear no contexto atual não é mais utilizada para fins bélicos, e sim pacificamente, a fim de aplicar em maquinas que necessitam desta energia, tais quais as radioativas.
Por fim chegamos a tecnologia mais importante dos dias atuais, em minha concepção, o computador. Esta plausível maquina foi construída e utilizada a partir de 1943, o Colossus foi o primeiro computador a ser utilizado na 2ª Guerra, o inglês Alan Turing utilizou o computador para decifrar códigos secretos dos nazistas, propiciou, assim, o desuso das leituras manuais destes códigos. O computador que fora utilizado em 1943 para decifrar códigos, hoje tem utilidades fundamentais para a transformação humana. O computador me ajuda a fazer este texto didático, como ajuda não só a decifrar códigos e sim fazê-los, a interatividade com o mundo através da internet, permite armazenar dados, entre outras inúmeras funções que este hoje é capaz de conduzir . É só refletir.

1 FARIA, Ricardo de Moura. História. Ricardo, Adhemar, Flávio. Belo Horizonte – MG, Ed. Lê, vol. III, 1993. p. 94.
2 BOSCOV, Isabela. Feitos para a guerra, úteis para a paz. Revista Veja, São Paulo: Ed. Abril, n° 18, p.136-137, 4 / maio / 2005

3 comentários:

Traduzido Por: Mais Template - Designed By