Ontem, escrevi sobre o egoísmo, (Você é Egoísta? Entenda), lembro que nele disse que todos nós somos egoístas. A comprovação de que esta é a pura verdade aconteceu comigo pouco mais de 1 hora depois de eu ter publicado o post.
As tarefas que a vida cotidiana nos dá, e que aceitamos por precisarmos de tudo que o nosso trabalho e força de vontade nos trará como benefícios, muitas vezes não faz-nos enxergar um palmo à nossa frente.
A correria de estar em um lugar e minutos depois ter que estar em outro não nos permite olhar para o lado e ver/sentir a necessidade do ser humano, aquele mesmo que todos os dias caminha em nossa rua, nosso vizinho, daquele que todos os dias nos dá bom dia e que ao fim da noite nem percebemos a existência dele.
Após a publicação do post de ontem, que espero ter contribuido para alguém, tive de me dirigir a escola da minha criança, pois estava já no momento de ir buscá-la, na verdade, até passando, era eu quem estava atrasado. Depois teria que me preparar a ir ao trabalho. Creio existir gente muito ocupada e vivente de uma vida mais frenética do que eu.
Mesmo assim, ás pressas, por conta do atraso, peguei o carro e percorri, creio que 10 metros, quando avistei a senhora que vai todos os dias buscar os filhos a pé, saindo de sua residência. Imediatamente pensei: "estou com pressa não vai dar pra esperar!" Mas, ao mesmo tempo outro pensamento se sobrepôs àquele, "acabaste de escrever o que sentias sobre o egoísmo e ajudar os outros que te circundam, ela faz parte disso pois a enxerga todos os dias". Parei o carro, esperei ela sair de sua casa e dei carona a ela, assim como a deixei de volta na sua casa.
O que busquei com isso que aconteceu foi refletir o quanto, realmente nós somos egoístas. Filosofar e conceituar, como está no outro post é fácil, o dificil é a prática. Marx, com sua práxis, buscou alertar que os conceitos só são realmente efetivados quando existe a ação, isso é a praxis. A conceituação deve ser praticada para que possamos viver plenamente aquilo que acreditamos e temos como verdade.
Temos uma grande quantidade de conceitos e informações filosóficas, principalmente rodando no Facebook, Instagram e outros, compartilhamos! Mas quando temos a oportunidade de vivenciar aquilo que entendemos através dos conceitos, demasiadas vezes não fazemos. E o porque? Temos sempre uma "desculpa" para não fazê-lo, temos sempre um compromisso que não dará tempo de prestar um minuto do "meu tempo" egoísta, para atender a necessidade daquele que nos circunda. Temos sempre a ideia de que o "meu tempo" é mais valioso que o do outro, o outro pode esperar, pode caminhar mais tempo no sol, mas nós não, nosso "tempo é precioso", como diz um radialista.
Atrelar os conceitos que temos a uma prática é extremamente dificil, complicado. Contudo, complicado mesmo é fazer uma auto reflexão daquilo que temos como entendimento de filosofia de vida e a prática dela. Não venho aqui colocar-me como um santo que só porque deu carona a alguém já acha que é melhor do que os outros. Venho aqui dizer que escrever, filosofar e empregar conceitos é fácil para quem tem conteúdo. O dificil é aliar tudo isso de forma prática, senti isso na pele. O que pudermos fazer para melhorar o bem do outro será sempre bem vindo àquele que recebeu nossa ajuda; nunca saberemos quando seremos socorridos por aquele ser humano que um dia estendemos a mão; nunca saberemos o momento certo para nada; nunca saberemos se tomamos a decisão correta para nada; Por fim, nunca saberemos quando nossa filosofia de vida será colocada a prova. A imagem que passamos aos outros através do discurso pode ser fantástica, mas (como se diz na gíria) e na "vera"? será que praticaremos aquilo que acreditamos? Infelizmente, falar não é fazer! Nós precisamos fazer.
Magaiver Luiz
magaiverluiz.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário