Democracia....
Ouvi, hoje pela manhã, como de costume, o noticiário de rádio da qual ouço todos os dias...O editorial do jornal falava sobre democracia, e depois de ouvir aquele belíssimo texto sobre o quão é importante o povo deixar o governo trabalhar a democracia, fiquei a me perguntar.... onde está a democracia aqui no Brasil...e fundamentalmente no Pará?... e ainda mais..onde está a democracia do País em relação ao Norte e Nordeste?
Quando se fala em democracia, a primeira coisa que vem a cabeça é a vontade do povo, vontade essa que faz da sociedade a detentora do poder, pelo menos em tese...mas...não é pelo menos..é em tese mesmo...
Ao Povo, só resta o principio do voto, se democracia em sua totalidade for isso, até sou de acordo, mas essa democracia que penso é a detentora de uma prevalência da qual todas as regiões sejam contempladas com o de melhor que o governo tem a oferecer...
Neste imenso País, pra mim dividido, quando se deixa mineradoras levarem grande parte dos minerais para o exterior deixando valores irrisórios para o Pará forjado de imposto, não se faz democracia. A vontade do povo nortista/amazônida é a de que tudo que seja explorado por essas mineradoras tenha um custo, e esse custo são cobranças de impostos, mas impostos que venham a contribuir com o Estado da qual se originam as explorações, de modo que haja o crescimento econômico da Amazônia.
A doação dos territórios de exploração mineral na Amazônia, vestido de incentivos fiscais, enriquecem apenas essas empresas e empobrecem a sociedade Amazônida, pois o lucro que gera essas empresas não ficam aqui, vão ao exterior.
Essas formas de trato com o povo amazônida me fazem pensar na divisão deste país em Amazônia, composta pelos estados do Norte e Nordeste, enquanto o Brasil com as demais regiões, isso porque as decisões tomadas quanto ao nosso território e o que devemos fazer com ele, explorando e gerando economia forte, devem ser decisões tomadas aqui, a voz da Amazônia não é ouvida nesta democracia que só escuta as propostas e imposições ditadas pelo eixo "rico" do Brasil, quando o amazônida puder efetivamente tomar decisões sobre o que deve ou não fazer na sua região talvez chegue luz elétrica em localidades ao lado da hidrelétrica de Tucuruí por exemplo..
@MAGAIVERLUIZ
Comentários
Postar um comentário