Pular para o conteúdo principal

O DISCURSO ANTICOMUNISTA CATÓLICO NA BELÉM DE 1935 PELO JORNAL A PALAVRA.

O DISCURSO ANTICOMUNISTA CATÓLICO NA BELÉM DE 1935 PELO JORNAL A PALAVRA.
                                                                                                    Magaiver Luiz Pinheiro Rodrigues. 
RESUMO.
O presente trabalho tem como objetivo apontar alguns aspectos fundamentais do discurso da Igreja Católica frente ao ideal comunista em Belém do Pará no ano de 1935. Analisando o discurso do jornal semanal A Palavra, jornal este de cunho católico, objetivo apreciar a alocução de alguns artigos escritos por um redator sob o pseudônimo P.P no qual este ataca severamente o sistema comunista e aponta a preocupação da Igreja Católica quanto um possível governo comunista no Brasil.
Palavras chave: Comunismo, Igreja Católica, Análise do Discurso. Imprensa.


1.    INDRODUÇÃO.
Este esboço tem como objetivo apontar alguns aspectos singulares no que tange a Igreja Católica Apostólica Romana e a sua difusão ideológica no combate ao comunismo por meios da imprensa escrita utilizando-se do semanal Paraense “A Palavra” para fazer tal transmissão de ideias contrarias aos bolcheviques em Belém do Pará.
            O jornal “A Palavra” se constituía como um jornal semanal, vendido aos domingos, fundado em 1910 e tinha como principal alvo a sociedade católica do Estado do Pará. Dentro da proposta do jornal vislumbra-se o caráter político da Cúria Metropolitana de Belém, onde aportavam todos os interesses desta classe em combater o ideal comunista que circulava na Europa desde a revolução russa em 1917 e também tratava de questões como críticas à maçonaria e tudo mais que fosse de encontra a moral e as leis cristãs.

Revista Paraalellus - Unicap.  Artigo Completo  Baixar em:   
http://www.unicap.br/ojs-2.3.4/index.php/paralellus/article/view/334/pdf  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Reis Taumaturgos.

Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon...

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.

A Europa após a 1ª Guerra Mundial. O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã. A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido. Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande...

Mandetta: Visão Errada da História na CPI??