Pular para o conteúdo principal

Confira o que quer Edir Macedo com o Templo de Israel.

Edir Macedo no Templo de Israel.
Foto: (Instagram e José Patrício/Estadão Conteúdo)
Veja.com.br

Magaiver Luiz

Não vou buscar me ater ao que a maioria dos jornalistas e ditos especialistas tratam, a questão do marketing feito por Edir Macedo quanto ao templo de Salomão. O que penso ser imprescindível é o simbolismo dado pelo Bispo a tal.
Quando, em cima de exuberância do Templo de Israel, Edir Macedo traz a tona toda a exaltação ao Templo e a ritualística judaica, Macedo busca efetivamente levar ao povo a imagem de um local sagrado, uma sacralidade proporcionada por ele como Bispo, tornando-se assim na visão dos fiéis como uma espécie de homem escolhido, um predestinado. A imagem do Templo remete as grandes catedrais góticas do catolicismo, onde a imponência do local faz do homem sentir-se pequeno perante Deus, e isso é de fundamental importância levar ao fiel a grandeza de Deus e, consequentemente, a grandeza do profeta que dirige o Templo.
O Bispo Macedo apropriando-se dessa imponência do local, veste-se também com suntuosidade, a forma como está se vestindo, e até mesmo as características visuais do Bispo, desde a vestimenta ao rosto barbado, se mostram como meios visualiza-lo como um profeta.
O Bispo, em minha ótica, trabalha a formatação do Templo de Israel, juntamente com a sua caracterização de forma profética, de forma perfeita no que tange a busca de uma originalidade, digo originalidade pois é inédita a forma como uma denominação Evangélica se sincroniza com as peculiaridades do Judaísmo, mesmo que Macedo não venha a trabalhar as ritualizações do judaísmo, o Bispo insere uma nova forma de olhar a Igreja que fundou.
A agregação da imponência do Templo, com a caracterização profética do Bispo, leva o psicológico humano sentir-se, em tal lugar, arremetido ao tempo que Jesus teria vivido. São mecanismos utilizados pelo Bispo para levar o fiel sentir-se mais próximo da realidade da Jerusalém de Jesus Cristo.
Portanto, penso que o espaço físico, o visual, caracterizado pelo Templo e pelo Bispo, trazem ao olho do fiel um retorno a história, no qual, ele agora pode vivenciar, pois está inserido no Templo de Israel. Sendo assim, os meios que Edir Macedo utiliza para manter sua teologia se mostra no Brasil como algo inédito, já que engloba elementos do Catolicismo, do Judaísmo e de denominação Evangélica, logo, ele escreve um novo capítulo na história das denominações evangélicas em esfera global, pois deixa claro a forma como a IURD de Macedo quer abarcar fiéis de outras denominações religiosas.
@MAGAIVELUIZ                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Reis Taumaturgos.

Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.

A Europa após a 1ª Guerra Mundial. O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã. A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido. Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande

EUA conservam vírus da Varíola, para que?

Foto: grupoescolar.com Os Estados Unidos manifestaram-se esta terça-feira favoráveis à conservação de amostras que restaram do vírus da varíola para fins de investigação, contra a ameaça de utilização como arma biológica, escreve a Lusa. A questão do destino das últimas amostras deste vírus, que foi erradicado nos anos 80, foi hoje evocada no primeiro dia da Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra. Um projecto de resolução propondo a conservação destas amostras para fins de pesquisa por cinco anos foi estudado, explicou à imprensa a secretária norte-americana da Saúde, Kathleen Sebelius. «O programa de pesquisa sobre a varíola da Organização Mundial de Saúde conclui de maneira definitiva que as pesquisas adicionais são necessárias para proteger a saúde pública», acrescentou. A responsável norte-americana prometeu que os Estados Unidos divulgarão todos os resultados. Minha Opnião: Eu acho impressionante a cara de pau dos Norte Americanos em dizer para o mundo que o vírus