Pular para o conteúdo principal

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.




A Europa após a 1ª Guerra Mundial.

O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã.
A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido.
Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande potencia européia assim como trazer de volta o sentimento e o orgulho em ser alemão.
Com o partido do Nacional – Socialismo no poder, após a morte do presidente Hindenburg, o objetivo principal da politica Nazista seria o de reconstruir a Alemanha através do nacionalismo e trazer novamente aos alemães o orgunho de ser alemão.
Com este objeivo em voga, o partido Nazista busca primeiramente reconquistar o que foi-lhes retirado com o “Tratado de Versalhes”, dentre eles, (a Alemanha foi obrigada a retirar suas tropas da região do Reno, próxima da França, a reduzir o efetivo militar, foi proibida de se unir à Áustria e perdeu todos os seus territórios na África e Ásia. Na Europa, o país foi obrigado a devolver as regiões da Alsácia e Lorena à França e as regiões de Dantzig (de população predominantemente alemã) `a Polônia.)
Por isso um dos primeiros objetivos do Füher seria o de reconquistar terreno, assim, na manhã de 1° de Setembro de 1939 Hitler anuncia que as operações contra a Polônia haviam iniciado. Inglaterra e França advertiram a Alemanha para que as tropas que invadiram a Polônia fossem retiradas, assim não foi feito, a consequencia, pensemos, a Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha, estava aberta oficialmnte o que viria a ser a Segunda Guerra Mundial.
A campanha contra a Polônia foi rápida, o objetivo era a retomada do porto alemão de Dantzig e o livre acesso a Prússia Oriental, o tal “Corredor Polonês”. Contudo, para garantir a tomada deste território a Alemanha assina juntamente com a Russia o pacto de não-agressão russo-germânico em 29 de Agosto de 1939; assim a Alemanha invade a Polônia utilizando-se das ofensivas-relâmpago (blitzkrieg), com aviões stuka da Luftwaffe e tanques blindados, que, em menos de um mês derrotaram as forças polonesas. Pelo outro lado da Europa a União Soviética invade a Polônia, conforme o acordo secreto do pacto de não-agressão, em menos de um mês a Polônia deixa de existir como país independente.
Após o inicio das hostilidades entre alemães, ingleses, franceses, japoneses e soviético, sendo que o Eixo era composto por Alemanha, Itália e Japão, enquanto que os Aliados eram compostos por Inglaterra, França URSS e EUA, a guerra tornou-se mundial por que todos os continentes estavam, de uma forma ou de outra, envolvidos nesta guerra. Logo, o Brasil se insere neste evento histórico.
A era Vargas foi a responsável por conduzir e formar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar na Europa ao lado dos Aliados por proposta e insistência dos EUA.
ANÁLISE HISTÓRICA
Poderiamos aqui falar de todas as grandes batalhas que conduziram 6 anos de guerra (1939-1945), traze-las de forma nostálgica e emocionante, contudo, vejo que isto é papel dos filmes,do cinema. O que é interessante é fazer uma análise do que a Segunda Guerra Mundial trouxe de importante para os nossos dias, seja eles benefícios ou malefícios.
Pontuemos alguns: analisemos os malefícios; seis anos de guerra destruíram cidades históricas do mundo, fábricas, mataram milhares de pessoas de ambos os lados e de todo o mundo, a reorganização e roconstrução das cidades, seja na economia, na infra estrutura , politica e social foi bastante lenta e se teve de gastar muito dinheiro, mesmo com ajudas internacionais. Empréstimos de dinheiro, materias primas, entre outros materiais de vital sobrevivência de uma nação, favoreceu apenas Estados onde a guerra não ocorreu em espaço físico, EUA por exemplo, pois as duas guerras mundiais enriqueceram os cofres norte americano, justamente pelos emprestimos bancários e fornecimento de materias primas etc, tornando os EUA o páis mais poderoso economica e politicamente na atualidade.
Em uma situação de guerra torna-se dificil apontar benefícios, pois só se aponta morte destruição e devastação, contudo podemos, se nos esforçar-mos, detalhar estes benefícios da Segunda Guerra.
Pensemos então hoje, Nas viagens de avião que fazemos hoje com toda a segurança de chegarmos ao nosso destino, isto foi proporcionado pela Segunda Guerra, como? Justamente através da invenção do radar, que fora criado em 1935 pelo físico escocês Robert Watson – Watt tinha por objetivo detectar aviões nazistas a longa distancia bem antes de adentrarem a ilha britânica, através de torres que se localizavam as margens da ilha, assim a percepção de entrada de aviões inimigos estes poderiam se armar e se defender, ou contra atacar, melhor, pois sabiam as posições que as aeronaves inimigas se encontravam. Desta forma, o radar enquanto de uso bélico foi bastante útil para diversos contra ataques britânicos. O uso fundamental desta tecnologia para uso bélico, inovadora para a época, proporciona nos dias atuais uma segurança maior em nossas aeronaves, a fim de não causarem desastres aéreos, localizar e calcular o tempo de retorno ou chegada de um avião.
Vejamos mais alguns pontos positivos da guerra para os dias atuais. O avião a jato foi mais uma das construções tecnológicas da guerra que “caem como uma luva” para a “correria” dos dias atuais. Criado pelo físico Willy Messersmitt o avião a jato ME 262, foi o primeiro avião a ter propulsão a jato e entrar em combate em 1944, bem próximo da derrota alemã. Este tipo de condução e a técnica proporcionaram a humanidade diversas formas de transporte, entre elas aviões capazes de alcançar a velocidade do som, satélites e foguetes para estudo espacial.
O helicóptero, criado pelo russo que trabalhava para os americanos Igor Sikorsky, VS-300 foi o primeiro helicóptero a sair do chão, em 1940, foi usado para fins de guerra, como lançar bombas. Os helicópteros hoje em dia são mais modernos que os da década de 1940, que tem a finalidade de transporte rápido e seguro, a fim de encurtar distancias.
O foguete criado em 1944 pelo alemão Wernner Von Braun, foi utilizado pelos alemães para os bombardeios a Londres em 1944 e 1945. Este fim bélico para que o foguete foi criado tem hoje uma conotação diferente, pois nos dias atuais o foguete é usado também para envio de sinais de socorro, na construção de pontes, para levar cabos através de rios, entre outras utilidades que dão comodidade a humanidade.
A penicilina foi mais uma das descobertas que hoje tem função vital para a vida humana. Descoberto pelo também escocês bacteriologista Alexander Fleming em 1928, a penicilina serviu para a cura de diversos combatentes, contudo só foi produzida em larga escala em 1940 para atender e curar diversos soldados americanos. A penicilina tem uso hoje para a cura de diversas doenças originárias de bactérias, entre elas esta o tétano e sífilis, sendo a penicilina eficaz contra os microorganismos que, assim como na guerra, atuam em outro contexto hoje.
A energia nuclear foi criada pelo governo americano em 1942, para a construção da energia nuclear o governo norte americano desembolsou o equivalente a $ 2 bilhões de dólares e mais de 100000 pessoas trabalharam neste projeto que tinha fins bélicos. Hiroshima e Nagasaki foram as cidades que experimentaram a força da energia nuclear, a bomba atômica foi criada a partir desta força atômica, devastando grande parte das duas cidades. No entanto a energia nuclear no contexto atual não é mais utilizada para fins bélicos, e sim pacificamente, a fim de aplicar em maquinas que necessitam desta energia, tais quais as radioativas.
Por fim chegamos a tecnologia mais importante dos dias atuais, em minha concepção, o computador. Esta plausível maquina foi construída e utilizada a partir de 1943, o Colossus foi o primeiro computador a ser utilizado na 2ª Guerra, o inglês Alan Turing utilizou o computador para decifrar códigos secretos dos nazistas, propiciou, assim, o desuso das leituras manuais destes códigos. O computador que fora utilizado em 1943 para decifrar códigos, hoje tem utilidades fundamentais para a transformação humana. O computador me ajuda a fazer este texto didático, como ajuda não só a decifrar códigos e sim fazê-los, a interatividade com o mundo através da internet, permite armazenar dados, entre outras inúmeras funções que este hoje é capaz de conduzir . É só refletir.

1 FARIA, Ricardo de Moura. História. Ricardo, Adhemar, Flávio. Belo Horizonte – MG, Ed. Lê, vol. III, 1993. p. 94.
2 BOSCOV, Isabela. Feitos para a guerra, úteis para a paz. Revista Veja, São Paulo: Ed. Abril, n° 18, p.136-137, 4 / maio / 2005

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Reis Taumaturgos.

Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon

A Verdade sobre os Segredos de Fátima. Impressionante!

Antes de iniciar este trabalho, pretendo deixar bem claro que a “Deusa” à qual me refiro não é, de modo algum, a santa mãe de Jesus na carne, Maria de Nazaré, mas uma deusa pagã criada pela mente corrupta da hierarquia romana. O escritor e pesquisador britânico, Avro Manhattan, escreveu 20 livros sobre o Vaticano, os quais foram confiscados pelo INDEX da Igreja de Roma. Dificilmente se pode conseguir um livro do Avro, a não ser em alguma editora corajosa, ou pela Internet. Avro viajou milhares de quilômetros colhendo informações sobre os malfeitos dessa Igreja, principalmente nos países dominados pelo catolicismo. Ele esteve algum tempo no Brasil. Corajoso e fiel aos seus princípios de expor os erros da Igreja fundada pelo Imperador Constantino, no início do século IV da Era Cristã, Avro foi perseguido, teve de fugir do seu país e faleceu em 1990, nos Estados Unidos. Em seu livro “The Vatican Billions”  (não consegui encontrar um link válido)  , concluído em 1983 e pub