Pular para o conteúdo principal

A INTERIORIZAÇÃO DA METRÓPOLE.


A INTERIORIZAÇÃO DA METRÓPOLE.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. “A Interiorização da Metrópole e Outros Estudos”. Dimensões, organizado por Carlos Guilherme Mota ( São Paulo, Perspectiva, 1972).


Maria Odila Dias, analisa o processo de independência brasileira buscando reconstruir o ideal de nação assim como objeto central da pesquisa a questão da vinda da corte portuguesa ao Brasil e os interesses desta na formação de uma Nova Corte agora instalada na colônia lusa, o Brasil.
No inicio deste ensaio, Dias faz uma critica a historiografia brasileira no que se remete aos estudos do processo de independência e especialmente o processo de passagem de um regime colonial a um imperial, e isto atrelado, consequentemente, pela formação de uma unidade nacional. Segundo Dias, faltam estudos historiográficos que expliquem o processo de emancipação política brasileira, vislumbrando um caráter que discuta as revoluções contidas no Brasil como menos nacionalistas e mais interesses políticos das capitanias, assim se desvencilhando dos estudos tradicionalistas que explanam o curso da independência brasileira como uma luta entre a colônia em busca da autonomia e a metrópole almejando a exploração.
Dias busca autores como Prado Junior para análise deste recorte historiográfico, no qual ela explica minuciosamente as colocações de Prado Junior. Segundo ela Prado Junior afirma que os conflitos sociais internos foram de caráter puramente individual, em outras palavras, as revoluções contidas na América portuguesa foram conflitos que visavam o interesse individual de cada capitania, não se tratava de revoluções que buscassem a autonomia brasileira enquanto caráter de nação.
Esta é uma das primeiras análises sobre a questão nacional de muitas discutidas por ela, que serão debatidas ao longo deste. Então, com esses conflitos e consequentemente o reflexo da política liberal do Porto, que acarretou no Brasil as aspirações do liberalismo constitucional, D. João, assim como os comerciantes portugueses, tendo os seus interesses prejudicados fez com que este tomasse medidas mercantilistas e de proteção aos seus interesses, pois tanto a Coroa como a burguesia brasileira tinha alguns privilégios que a outros brasileiros não era concedido. Com um quadro bastante desfavorável para ambas as classes privilegiadas, D João encontra um meio de manter seu poder monacal e atender os interesses de comerciantes burgueses, em sua maioria portugueses da Mãe Pátria, transferindo a metrópole para a colônia, assim tornando o Brasil colônia em um império denominado Reino Unido a Portugal e Algarves, desta forma mantendo o poder do Rei no território brasileiro e atendendo as aspirações comercias dos burgueses.
Contudo, Maria Dias afirma que apesar da Revolução do Porto que foi de importância não questionável para a separação política do Brasil em relação a Portugal, 1820 não o fator fundamental para tal ação, pois em sua análise, com a vinda da corte portuguesa para o Brasil já se concluía tal separação. Segundo ela, esta separação, formalizada em 1822, se dava pelos antagonismos que havia se suscitado em Portugal em tal período, de tal forma que a vinda da corte para a o Brasil já desencadearia a ruptura política com a metrópole lusitana, de tal modo que isto provocaria conflitos entre os portugueses do velho reino e portugueses da Nova Corte. Assim, para Dias, o curso da separação política brasileira se liga forçosamente aos conflitos internos do reino, diretamente despertado pelos ideais da Revolução Francesa, de modo que esta revolução seria a responsável pelos conflitos internos entre as novas tendências liberais e os que de alguma forma tentariam a conservação de uma estrutura medieval contra as inovações que a nova Corte intentava impor no Brasil.
No entanto a colônia portuguesa não estava estruturada para receber a Corte e vir a ser metrópole, pois a situação econômica brasileira era bastante desfavorável, de tal forma que a instalação da Corte no Brasil traria benefícios, no que se remetem as obras públicas, pois a Nova Corte tentaria a estruturação da colônia para vir a ser uma metrópole tal qual Portugal. Esta tentativa de organização não obteve sucesso de tal forma que estas reformas de modernizar o novo reino culminam na revolução liberal do Porto.
Para não sair do foco, ou melhor, da questão Dias analisa o processo de independência brasileira como um processo que, ao contrario da historiografia tradicional, não se da fundamentalmente me 1822 e sim se desencadeia desde 1808, quando a corte portuguesa se instala no Brasil, pois a vinda desta para o Brasil e a opção de criação de um novo reino por si mesmo significava um rompimento interno nas zonas políticas do, então, Antigo Reino. Então, para a autora 1822 se consolida formalmente a separação política que, para ela, havia se dado a partir do momento que a corte portuguesa se transfere para a sua colônia em 1808, pois segundo ela a separação política brasileira “ já era fato consumado desde 1808” (p. 11) através da abertura dos portos e as dissidências dentro Portugal, que desencadeou a Revolução Liberal de Portugal, não seria o único fator fundamental para a emancipação política do Brasil, haja vista que já esta separação política já havia se dado a partir de 1808.
por: MAGAIVER LUIZ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Reis Taumaturgos.

Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.

A Europa após a 1ª Guerra Mundial. O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã. A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido. Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande

A Verdade sobre os Segredos de Fátima. Impressionante!

Antes de iniciar este trabalho, pretendo deixar bem claro que a “Deusa” à qual me refiro não é, de modo algum, a santa mãe de Jesus na carne, Maria de Nazaré, mas uma deusa pagã criada pela mente corrupta da hierarquia romana. O escritor e pesquisador britânico, Avro Manhattan, escreveu 20 livros sobre o Vaticano, os quais foram confiscados pelo INDEX da Igreja de Roma. Dificilmente se pode conseguir um livro do Avro, a não ser em alguma editora corajosa, ou pela Internet. Avro viajou milhares de quilômetros colhendo informações sobre os malfeitos dessa Igreja, principalmente nos países dominados pelo catolicismo. Ele esteve algum tempo no Brasil. Corajoso e fiel aos seus princípios de expor os erros da Igreja fundada pelo Imperador Constantino, no início do século IV da Era Cristã, Avro foi perseguido, teve de fugir do seu país e faleceu em 1990, nos Estados Unidos. Em seu livro “The Vatican Billions”  (não consegui encontrar um link válido)  , concluído em 1983 e pub