A ESPIRITUALIDADE NA IDADE MÉDIA.
Com a dissolução do sistema político Carolíngio no Reino Franco e o crescimento das instituições feudo-vassalicas, Marc Bloch denomina de “Primeira Idade feudal”.
No plano religioso, essa época caracteriza-se pela influência enorme exercida pela espiritualidade monástica sob o povo cristão.pois, a Igreja Católica no período do governo Carolíngio era uma,dirigida por soberanos e bispos, com autoridade também sobre os monges e outros privilégios regidos do período,e com a queda desse Império e a evolução contínua do feudalismo, se tornou outra, caindo em profunda decadência a autoridade clerical, já sem tantos privilégios,patrimônios da igreja eram roubados pelos próprios clérigos e também por leigos, e a consequência disto foi a queda do padrão de vida levado pelos clérigos, que se reduziu quase que ao nível de um leigo comum.
A crise e a evolução do novo modo de produção abalaram também os mosteiros, que muitas fezes eram regidos por Abades leigos ou administradores aproveitadores, contudo,o monaquismo foi,mais uma vez, o que resistiu melhor a essa crise, que poderia levar até a dissolução da Igreja, que agravava com a difusão do sistema da Igreja privada.
Os monges foram os primeiros a se recuperar, isso devido a promulgação da Regularis concórdia, que era a constituição do monaquismo insular unificado, com isso, os mosteiros ,as abadias se fortalecem ao se unificar,agora não em busca do poder central,como no período Carolíngio, e sim em busca de uma revolução espiritual;para que esses monastérios se erguesse novamente, contaram com o apoio de bispos e de nobres leigos , essa reorganização também se deu devido o respeito que a sociedade cristã ainda detinha pela Igreja Católica e o monaquismo.
Após a reorganização dos mosteiros o bispo Adalberon de Laon tratou de hierarquizar a sociedade cristã da época, segundo ele,ha uma divisão terrena no âmbito social, visto que para ele não ha divisão divina,pois o povo cristão é uno aos olhos de Deus em virtude do batismo, no entanto, na organização social terrena ha três ordens: a dos oratores, que rezam,a dos belatores,que combatem, e a dos laboratores, que trabalham, cada um com uma função especifica, sem se sobrepor ao outro,contudo, o clero ocupava uma posição privilegiada,nesse contexto os oratores eram os responsáveis pela prece e garantiriam a salvação do mundo.Com a divisão social terrena colacada pelo bispo Adalberon, o chamado esquema tripatite,hierarquizava a sociedade ,segundo ele, não valorizando só aos oratores,que na realidade, eram os clérigos, estes responsáveis pela oração;o bispo Adalberon diferenciava as outras duas categorias, que eram os belatores e os laboratores , os guerreiros e os trabalhadores, que eram nomes forjados para denominar o senhor feudal e o camponês; essa hierarquização colocava os poderosos privilegiada posição no âmbito da igreja, tanto em vida, quando participavam da missa,quanto após a morte, para seu sepultamento e orações em intenção a sua alma.
Partindo desse contexto, o senhor feudal influenciava diretamente na Igreja, até nas atitudes espirituais da igreja , o exemplo que pode-se utilizar, segundo o autor, é o gesto de unir as mãos nas preces , que referia-se a uma homenagem do vassalo ao senhor feudal.
Os mosteiros se tornaram refúgios aristocráticos; a maioria dos monges vinha de uma linhagem de famílias nobres, no entanto, na maioria dos mosteiros os filhos oriundos da nobreza só eram aceitos pelos monges mediante o pagamento de um dote aos monges, pois só era possível o aprendizado a leitura do latim , em raríssimas exceções, no ambiente monacal.
Com a reorganização dos mosteiros e a estabilização da igreja , os mosteiros tornaram-se uma fonte de purificação dos pecados, e os monges eram vistos como o exemplo de ser humano perfeito. Costumes monacais foram mantidos e outros modificados;o culto aos mortos era executado nas celebrações , grande parte dos cultos e das celebrações da missa eram reservadas a culto aos mortos ,tanto que, o abade Odilon dedicou um dia especial para a festividade aos mortos, o dia 02 de Novembro era , e continua sendo, dedicado aos finados. Contudo a prece, a oração foi a principal responsável pelo garantido apoio dos senhores aos mosteiros.
Na sociedade feudal, os monges eram vistos como homem perfeito, essa visão era passada devido a doutrina monacal, que, pregava o desprezo pela vida mundana e a procura incansável pelo reino dos céus. Estes procuravam viver num ambiente sagrado , em que não houvesse nenhum tipo de atitude perturbasse a sua paz de espírito; viver isolado do mundo era como os monges pensavam em alcançar um lugar junto a Deus e no paraíso; apesar de viverem procurando alcançar o paraíso, estes não conseguiam viver totalmente isolados da vida social,no entanto haviam outras congregações de monges que pregavam algo diferente disto, como em Cluny, que, não tinha essa característica de isolar o monge da vida social, pois segundo o autor, “ a perfeição cristã em um ideal de recolhimento da vida terrestre e recusa de alguns certos aspectos da condição humana”*.
por: MAGAIVER LUIZ
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