1. INTRODUÇÃO.
Para ser franco, não penso assim: considero o fascismo como um fenômeno original, que não se reduz à reação tradicional, nem ao capitalismo, nem ao totalitarismo.
A Ação Integralista Brasileira ao longo da história se mostra como um tema de proeminente estudo motivado pelos diversos "momentos" da historiografia nacional. Edgar Serratto faz um estudo sobre o Integralismo comentando estes múltiplos "momentos" em que a historiografia brasileira se voltou para o Movimento, a fim de mostrar seja sua ideologia, seja sua atuação política, trazendo novas reflexões sobre o tema. De acordo com Serratto, a historiografia negligenciou nas décadas de 1940-50-60 os estudos sobre a AIB no Brasil, a explicação para isto se dá pelo fato de neste determinado momento histórico o país estar passando pelo restabelecimento da democracia, então, não se fazia necessário neste contexto algum estudo sobre determinado partido que tinha características autoritárias.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/pelo-integralismo-no-para/42497/#ixzz1w6jxPWin
Completo para Download http://www.4shared.com/office/P_r0A2Wq/Pelo_Integralismo_no_Par__1934.htm
Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon
Comentários
Postar um comentário